quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Medo do microfone



Não são apenas os musicistas que devem buscar aperfeiçoamento. Os vocalistas do Ministério também devem buscar a excelência através do estudo de técnicas de canto.

No início do ano desafiamos todos os participantes do ministério a buscarem a excelência em sua área de atuação. Alguns foram atrás de aulas, outros dedicaram-se mais nos estudos em casa, e outros simplesmente continuaram como estavam.

Posso afirmar que a evolução dos grupos foi perceptível. Não estamos nem perto da onde queremos estar, mas de modo geral temos ensaiado mais, nossos ensaios são mais organizados, temos buscado fazer introduções, solos de guitarra, sopro, arranjos . . .

Porém precisamos dar mais atenção aos vocalistas. Nossos ensaios ainda são muito voltados para os intrumentistas, com pouco ou nenhum tempo para dividirmos vozes, acertar os pontos de respiração, finais de frase, firmeza da afinação, contra-cantos, solos.

Outor fator interessante que tenho notado são os vocalistas com medo do microfone. Não gostam de passar o som no ensaio, cantam longe do microfone (às vezes até ao lado dele!), não demonstram nenhuma expressão durante a ministração.

Cada um que está ali em cima deve ter a consciência que está ministrando o louvor. TODOS os participantes do culto prestam atenção em nós. Nossas reações. Como louvamos. Como interagimos. Cada um é um ministro diante da igreja.

Também, a mensagem que cantamos é muito importante. Louvamos ao Senhor em Espírito, mas expressamos o louvor por frases (cantadas ou tocadas) para que seja inteligível aos participantes do culto. Assim, devemos nos preocupar com a maneira que temos feito a ministração cantada durante os cultos.

Nosso desafio, como cantores e vocalistas, é buscar o aperfeiçoamento técnico incessantemente de tal maneira que não sejamos impecilho para a ministração do louvor. O que podemos fazer para cantar melhor a cada apresentação? Devemos sempre ter essa pergunta em nossa frente.

Você que entende que precisa melhorar a forma que canta, procure o Sérgio ou a Sueli e participem do coral (ensaios às segundas, 20h). É uma ótima oportunidade para aprender algumas técnicas vocais básicas de canto. Você que quer se aprofundar mais nessa área, busque uma escola ou um professor particular. Não se acomode! Estude e faça o melhor para o Senhor!

E assim continuaremos buscando entregar o nosso melhor aquele que deu o que tinha de mais precioso para morrer em nosso lugar!

Não desanime! Prossigamos na força do Senhor!

Nenhum comentário: